Design Thinking – metodologia que abre a cabeça para resolver os problemas e inovar nos negócios

Design Thinking – metodologia que abre a cabeça para resolver os problemas e inovar nos negócios

Design Thinking é um conjunto de métodos e processos utilizados para identificar e abordar problemas, com o qual se gera um pensamento criativo – ou seja, uma forma de pensar negócios com criatividade, através de maneiras pouco convencionais. Esta metodologia está relacionada, basicamente, a levantamento de informações, análise de conhecimento e proposta de soluções.

Numa tradução mais literal, Design Thinking se refere à maneira do profissional buscar soluções de qualquer natureza, utilizando o pensamento abdutivo, ou seja, ter um tipo de raciocínio “fora da caixa”. Dessa forma, o designer busca formular questionamentos através da compreensão dos fenômenos, com observação do universo do problema.

Entender que o Design Thinking não é só responsabilidade do Designer, mas de todos, é muito importante para seu startup funcionar. As experiências tornam o seu produto ou serviço mais palpável e colocá-las em prática garante um retorno mais rápido. O mais importante é considerar que Design de uma maneira geral, não é sobre produtos e serviços, é sobre pessoas.

Saber definir o problema que você está tentando resolver, também é de grande importância. Tente encontrar uma solução, unindo times cross-funcionais, fazendo perguntas para ajudar a criar, inovar, desenhar novos cenários e oportunidades. Lembre-se que o objetivo é transformar coisas e pensamentos negativos em propostas inovadoras e positivas para as pessoas.